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MM Arquitectos

Academia AGA KHAN – Ensino Primário e Biblioteca

AGA KHAN – Matola, 2017

Escola Primária: 1781,5 m2

Escola Secundária: 989 m2

Equipa Técnica
Maria Menezes
Ana Carneiro, Ana Peral, Shila Abdula, Joana Botas, Ana Castro, Francesca Borghi

Em parceria com NLA – Nuno Leónidas Architects, Lda

1ª Fase de Projecto Concluída
Janeiro 2018

A Academia Aga Khan, Maputo, localizada na Cidade da Matola,  é a terceira na rede de Academias Aga Khan estabelecido por Sua Alteza Aga Khan.

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Academia AGA KHAN – Ensino Primário e Biblioteca

AGA KHAN – Matola, 2017

Escola Primária: 1781,5 m2

Escola Secundária: 989 m2

Equipa Técnica
Maria Menezes
Ana Carneiro, Ana Peral, Shila Abdula, Joana Botas, Ana Castro, Francesca Borghi

Em parceria com NLA – Nuno Leónidas Architects, Lda

1ª Fase de Projecto Concluída
Janeiro 2018

A Academia Aga Khan, Maputo, localizada na Cidade da Matola,  é a terceira na rede de Academias Aga Khan estabelecido por Sua Alteza Aga Khan. O projecto segue o mesmo modelo eficaz estabelecido pelas duas primeiras academias – Mombassa, Kenya em 2003 e Hyderabad, India em 2011 – e esta tem como propósito funcionar como uma instituição de ensino que atenderá desde a 1ª à 12ª classes proporcionando vários serviços para o efeito. A Academia é composta por vários edifícios com a finalidade de servir a instituição de ensino para a qual se destinam (Zona 1. ACADEMIA ESCOLAR – 215 703,95 m, Zona 2. ETAR – 1.619,00 m2). No terceiro quadrante do terreno da Academia (ZONA 1) encontra-se a Biblioteca do Ensino Primário, que também é seguida por blocos de Salas de Aula de Ensino Primário em forma de “U” criando um pátio central dedicado aos alunos que frequentam este ensino.

ENSINO PRIMÁRIO: BIBLIOTECA

O formato de um trapézio caracteriza este edifício que tem como função acolher os alunos do ensino primário a actividades relacionadas com a leitura. O espaço foi dividido em duas alas que estão separadas por um átrio de entrada. Este átrio pode ser acedido pela entrada principal deste edifício e liga todos os compartimentos e zonas para actividades distintas. De forma a orientar as pessoas ao longo do interior, usando o mesmo material, diferenciou-se as zonas de circulação das zonas de sentar através da mudança de cor. A área com pé direito duplo, adjacente à recepção, é dedicada a zona de leitura principal e permite acesso directo à praça de recreio das Salas de Aula do Ensino Primário. Optou-se também por usar elementos locais que identificassem, de certa forma, a origem do projecto, desde a materialidade ao esquema de cores usado (contraste entre uma cor viva e uma neutra).

ENSINO PRIMÁRIO: SALAS DE AULA

Este edifício foi disposto em formato de “U” de forma a que as actividades dedicadas a este ciclo ficassem contidas no mesmo espaço. Uma praça de recreio separa os dois blocos das salas de aula onde um tem 2 pisos (piso térreo + 1) e o outro apenas piso térreo. As salas de aula têm acesso pelas galerias ligadas ao pátio e estas, por sua vez, ligam a uma zona coberta exterior, na parte tardoz, para actividades académicas informais. O bloco de dois pisos serve-se de duas caixas de escadas que permitem acesso ao piso 1. As salas de aula têm todas uma forma rectangular regular o que facilita a intercomutação de mobiliário.

Para se fazer a distinção das salas de aula por faixa etária recorreu-se ao uso de cores diferentes, nomeadamente ao nível dos pavimentos e rodapés. O material usado quer para pavimentos quer para tectos teve uma componente acústica indispensável. Para reforçar o desempenho acústico das salas, as paredes, para além da pintura a branco, foram maioritariamente revestidas por painéIs de informação.

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