loading

Show info
MM Arquitectos

Casa Castelo Branco

Particular – Península de Santa Maria, Inhaca

315 m2

Equipa Técnica
Maria Menezes
Ana Castro, Joana Botas

Obra Concluída
Setembro 2017

Trata-se de uma habitação unifamiliar na península de Santa Maria, Moçambique.

Ver projecto completo

Projecto Anterior
Próximo Projecto

Casa Castelo Branco

Particular – Península de Santa Maria, Inhaca

315 m2

Equipa Técnica
Maria Menezes
Ana Castro, Joana Botas

Obra Concluída
Setembro 2017

Trata-se de uma habitação unifamiliar na península de Santa Maria, Moçambique. O terreno existente, com uma área total de 2.84 hectares, possui um solo arenoso com forte declive e vegetação autóctone muito densa.

Esta nova edificação pretende manter uma boa relação com os elementos naturais presentes neste espaço da Península de Santa Maria. É construída em materiais naturais e de baixo impacto ambiental, recorrendo o mais possível à madeira local.

Conceptualmente trabalhou-se um conjunto de volumetrias cuja composição acompanha os patamares naturais do terreno. Tal como as copas das árvores se elevam nos seus troncos, também a casa e os percursos pedonais que a envolvem se elevam sobre estacas. Desta forma pretende-se minimizar o impacto da edificação no meio ambiente em que se insere e preservar o movimento natural das areias.

Programaticamente os espaços desenvolvem-se em 4 volumes, cada um em cotas diferentes, aos quais se tem acesso pelos percursos e escadas em deck. O volume maior, localizado à cota mais alta, é o dos espaços comuns (salas, cozinha, piscina).Os 3 volumes seguintes, iguais em escala e muito semelhantes na sua composição, vão descendo progressivamente de cota, e albergam as suites da casa.

O terreno é acessível a partir de Maputo tanto por mar como por terra pela estrada nacional 201 que liga Catembe a Cimbene e que segue para Norte até ao limite Norte da Península.