loading

Show info
MM Arquitectos

Edifício de habitação BUCG

BUCG –  Maputo
13.036 m2

Equipa Técnica
Maria Menezes
Aldo Tornaghi, Ana Peral, Joana Botas

Início de Projecto
September 2017

A área de intervenção, com cerca de 1523 m2, localiza-se na cidade de Maputo, no Bairro Polana Caniço B.

Ver projecto completo

Projecto Anterior
Próximo Projecto

Edifício de habitação BUCG

BUCG –  Maputo
13.036 m2

Equipa Técnica
Maria Menezes
Aldo Tornaghi, Ana Peral, Joana Botas

Início de Projecto
September 2017

A área de intervenção, com cerca de 1523 m2, localiza-se na cidade de Maputo, no Bairro Polana Caniço B.

Pretende-se construir um edifício de volumetria simples e pura mas com uma imagem forte. Criou-se um paralelepípedo branco com laterais simples mas com um grande movimento de fachada frontal e posterior. Cada apartamento é isolado do próximo por paredes, criando um jogo de caixas sobrepostas. As zonas de serviço são escondidas por uma malha quadriculada, construída em painéis fenólicos, que lembra o logótipo do promotor do edifício. A definição dos materiais serviu para criar uma fachada apelativa e dinâmica.

A entrada principal do edifício é central e protegida por uma área coberta. As entradas das lojas serão individuais através da via pública. É neste piso que se encontram as áreas comuns como a sala do ginásio, e respectivas instalações sanitárias de apoio, seguida da área de lazer exterior que possui uma piscina e um deck.

É a partir do hall de entrada principal do edifício que se desenvolvem os acessos verticais para os apartamentos com um corpo de escadas e dois elevadores.

Para melhor aproveitamento do terreno propôs-se a construção de 2 pisos enterrados que possuem 81 lugares de estacionamento, a estação de tratamento de águas, depósitos de água e ainda zonas técnicas para equipamentos de telecomunicações.

Este edifício procura responder às necessidades do mercado local. Desta forma propõe diferentes tipologias que estão distribuídas ao longo dos andares. Tendo assim mais do que uma planta tipo de piso. Como mencionado anteriormente, as tipologias que propostas são de apartamentos T2, T3  e T4. No último piso ficam as duas penthouses, que serão recuadas e ocuparão toda a área do piso, tendo 2 quartos e 2 suites, além de salas, áreas mais amplas e um terraço.

Todos os apartamentos possuem varandas para proporcionar um espaço de estar exterior com grandes vãos que permitem uma maior ventilação natural dos espaços e mais luz natural para o interior. As cozinhas genericamente também estão ligadas a uma varanda de serviço que serve de apoio às actividades domésticas.